O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a sermos salvos pela crítica.

13 de abr. de 2010

PARA QUEM É FEITA A ARQUITETURA?

A poucos minutos atrás estava navegando num site de arquitetura onde pude ver os novos projetos para Empreendimentos Públicos; os Vencedores do PRITZKER (prêmio de maior importância da nossa categoria); os Estádios que receberão as Olimpíadas de 2016... enfim, foi 'viajando' nessas grandes idéias que encontrei um fórum que dizia: O QUE É MAIS IMPORTANTE PARA UM ARQUITETO? Projetar obras para ricos e ser reconhecido em uma revista ou projetar obras que beneficiarão a sociedade?
Oh, dúvida cruel! diriam os nossos "business professionals", mas descendo a barra de rolagem percebi que ainda temos profissionais que se preocupam com a VERDADEIRA ARQUITETURA.
Para mim o projetar a arquitetura vai muito além do título que carregamos ou dos nossos nomes estampados na capa de uma revista, claro que seria uma experiência única, mas o que seria da cidade se não fosse o processo de projetação de conjuntos habitacionais que dão uma nova esperança àqueles que vivem à margem da sociedade, e em muitas vezes em áreas de risco? ou uma praça que possibilite as crianças de saírem de seus apartamentos e terem contato com a área verde e com "o mundo lá fora"? ou até mesmo aquela "casinha dos sonhos" que o casal passou anos juntando as economias para enfim construí-la?
Se só somos capazes e habilitados para projetar edificações de grande escala, então não somos dignos de estampar nossos rostos em quaisquer tipos de veículos de comunicação, pois se não contribuímos para a idealização de uma sociedade mais justa, não somos merecedores de fazer parte dela!

Enfim... Para quem é feita a Arquitetura? Para todos nós, razão de sua existência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário